Daily Meeting: definição, vantagens e como aplicar.

Dados de pesquisa mostram que a adoção da metodologia scrum por uma equipe pode ter resultados impressionantes rapidamente. Um time pode aumentar a velocidade com que realiza suas tarefas em 50%, segundo artigo publicado pela Scrum Inc.

O scrum é uma metodologia ágil utilizada para garantir maior agilidade à execução de projetos. Usado por empresas de diferentes segmentos, esse framework busca organizar melhor as equipes e “quebrar” as tarefas de modo a tornar a execução mais fluida e ágil.

Existe um acrônimo em inglês que define os objetivos da Daily: GIFTS
Good Start – Ajudam a começar bem o dia
Improvement – Promove a melhoria contínua
Focus – Reforça o foco no que realmente importa
Team – Para reforçar o senso de equipe
Status – Para comunicar o que está acontecendo

VANTAGENS DA DAILY MEETING

A reunião tem o propósito de otimizar a comunicação e transparecer as etapas do trabalho de cada membro da equipe, e em paralelo, torna o processo de prestação de contas à gerência mais amplo e significativo.

As principais habilidades adquiridas na adoção do Daily Meeting são:
– A equipe resolverá conflitos de microprioridades automaticamente;
– Desafios individuais recebem a atenção do coletivo;
– Dá oportunidade do gerente saber o andamento das tarefas sem ter que efetivamente perguntar;

Por consequência, tem-se os seguintes ganhos abstratos:
– Elevação da qualidade da comunicação;
– Incentivo da genialidade coletiva;
– Incentivo ao planejamento individual;
– Afastamento do microgerenciamento.

COMO APLICAR?

Quando uma equipe adota o Daily Metting, ela passa a ter informação suficiente para melhor se organizar e melhor colaborar, cada colaborador vai ter a oportunidade de entender como o seu trabalho se relaciona com o trabalho do colega e assim melhor organizar a prioridade das suas tarefas. A ferramenta organiza a comunicação evitando excesso de interrupções e diálogo redundante.

Tente sempre manter sua reunião diária no mesmo horário e local todo dia para reduzir a complexidade. Preocupe-se também com um local adequado, um lugar silencioso e sem muitas distrações, é importante que todos os participantes contribuam ativamente para a reunião.

As três perguntas OBRIGATÓRIAS são:
1. O que eu fiz ontem (ou desde a última reunião)?
2. O que eu vou fazer hoje?
3. O que me impede de produzir o resultado ideal?

dicas para ferramentas de gestão

Usar alguma outra ferramenta de colaboração para representar o fluxo de trabalho (Trello, Planner, Kanbachi, etc.) para que o time possa acompanhar e evoluir diariamente seu trabalho.

Criar um Formulário no Excel (ou Google Sheets) que simule a configuração do seu quadro de tarefas e mantê-lo aberto e compartilhado para todos do time para poderem comentar.

Criar um quadro de tarefas visual na parede do espaço remoto do Scrum Master, no qual possa apontar a câmera, tirar fotos e compartilhar com o time diariamente, para que todos tenham acesso à informação e possam conversar sobre a evolução das tarefas e histórias.

Alguma outra alternativa que o time encontre para trabalhar em equipe, remotamente.

BREIV CLUB

Aprenda sobre práticas de liderança, gestão ágil e dezenas de modelos de gestão de pessoas na Breiv Club por apenas R$29,90 por mês.

A BREIV é uma comunidade, e não um método ou modelo teórico. Somos milhares de profissionais, autônomos, pequenos empresários, estudantes e entusiastas. São mais de 150 aulas sobre gestão Pessoas, Marketing, Inovação, Comunicação, Vendas, Negociação, Estratégia, Projetos, Financeira, Processo e Qualidade, Produtos e Serviços, Empreendedorismo e mais.

Conheça e assine a Breiv Club aqui thiagoblanco.com.br/breiv.