Vale frisar que a função CONT.SE calcula o número de células não vazias em um intervalo que corresponde a uma determinada condição, onde o SE nos responde se um certo valor é verdadeiro ou falso.
Já a função CONT.SES conta o número de células especificadas por um dado conjunto de condições ou critérios.
Para exemplificar o uso dessas funções, foi utilizada uma tabela com as colunas “Nome” e “Janeiro”, onde constam cinco nomes quaisquer na primeira coluna e cinco valores que correspondem a números inteiros na coluna do mês.
A coluna B refere-se aos nomes, a coluna C refere-se aos números, e as linhas utilizadas, sem contar o cabeçalho, foram da 8 a 12.
Utilizar a função CONT.SE no Excel
Lembre-se que antes de qualquer função devemos utilizar o gatilho (sinal de igual). O exemplo quis a informação de onde se encontrava o nome “Thiago” na coluna “Nome”.
Nesse exemplo foi utilizada a célula E9 para receber a resposta da primeira pergunta. Mas podemos utilizar uma célula qualquer para desenvolvermos a função.
Exemplo: =CONT.SE(B8:B12;E9). Em uma célula qualquer foi desenvolvida a função, que selecionou o intervalo entre os nomes e sugeriu a coluna E9 para buscar a informação perguntada.
Nesse caso, queríamos saber quantas vezes o nome “Alípio” aparecia na tabela. Para isso, foi digitado o nome “Alípio” na célula E9. Juntando a operação com a pergunta, chegamos a uma resposta fiel.
Outro exemplo utilizado foi para perguntar quantas vezes um número maior que 5000 aparecia na coluna “Janeiro”.
Exemplo: =CONT.SE(C8:C12;”>5000”). Poderíamos perguntar ainda quantas vezes um número maior ou igual a outro aparece na tabela. E assim por diante.
Utilizar a função CONT.SES no Excel
Como nessa função podemos fazer mais de uma pergunta de uma só vez, foi questionado no exemplo quantas vezes aparecem números maiores que 5000 e menores que 8000. Para isso, precisamos inserir duas vezes o mesmo intervalo, já que trabalhamos com dois critérios.
Exemplo: =CONT.SES(C8:C12;”>5000”;C8:C12”<8000”). Poderíamos, também, fazer perguntas misturando as colunas, mesmo que sejam colunas diferentes.
Portanto, a função CONT.SES seria uma espécie de plural para a função CONT.SE.