Como exemplo para demonstrar como fazer um teste lógico no Excel usando as funções “E” e “OU”, foi usada uma tabela com dados fictícios referindo-se a notas de alunos de uma escola.

A tabela possui cinco colunas: Nome, Nota Prova, Nota Trabalho, Escola A e Escola B. As três primeiras colunas já estão preenchidas.

Vamos calcular se os alunos seriam aprovados na Escola A e na Escola B com suas notas. Vejamos o critério fictício adotado pelas escolas que servirão de exemplo para usarmos as funções “E” e “OU”.

Escola A: o aluno com nota superior a 7 na prova e no trabalho estará aprovado.

Escola B: o aluno com nota superior a 7 na prova ou no trabalho estará aprovado.

Vale frisar que as funções “E” e “OU” trazem na célula preenchida as respostas VERDADEIRO ou FALSO. E não as palavras APROVADO ou REPROVADO. Para isso, seria necessário usar outra função que fugiria do propósito desse vídeo.

Como usar as funções “E” e “OU” no Excel?

Vamos começar pela Escola A e a função “E”, usando a seguinte fórmula para encontrarmos a resposta: =e(seleciona-se a célula referente a nota da prova do aluno>7;seleciona-se a célula referente a nota do trabalho>7).

Em resumo, perguntamos se a nota do aluno é maior que 7 na prova e maior que 7 no trabalho. Onde o ponto e vírgula (;) significa o ‘E”. Para o exemplo da primeira aluna (Vanessa), a fórmula ficou: =e(C8>7;D8>7). Foi retornado a resposta FALSO, já que sua nota na prova foi 8 e no trabalho foi 2.

Para preencher automaticamente as demais células, basta usar a alça de preenchimento. Ou seja, selecionar a célula seguinte e arrastar para baixo o cursor. Ou fazer o mesmo processo se você quiser preencher célula a célula.

Seguimos para a Escola B e a função “OU”, usando a seguinte fórmula para encontrarmos a resposta: =ou(seleciona-se a célula referente a nota da prova do aluno>7;seleciona-se a célula referente a nota do trabalho>7).

Em resumo, o mesmo processo anterior, com diferença no uso da função.

Perguntamos se a nota do aluno é maior que 7 na prova ou maior que 7 no trabalho. Onde o ponto e vírgula (;) significa o “OU”. Para o exemplo da primeira aluna (Vanessa), a fórmula ficou: =ou(C8>7;D8>7). Foi retornado a resposta VERDADEIRO, já que sua nota na prova foi 8 e no trabalho foi 2.

Sendo assim, a função “E” considera VERDADEIRO se todos os termos da perguntados forem verdadeiros. E a função “OU” considera VERDADEIRO se pelo menos uma das suas partes for verdadeira.